top of page

ROSAS VIOLENTADAS

 

Dados estatísticos levantados pela Fundação Perseu Abramo (2002) apontam para a realidade enfrentada por pelo menos 43% das mulheres brasileiras que sofrem violência doméstica, pelo simples fato de terem nascido mulheres. A cada 15 segundos uma mulher é espancada no país, sendo que muitas delas chegam à morte. Uma das causas latentes dessa violência pode ser identificada pela cultura sexista que ainda hoje influência homens e mulheres a pensarem suas condições de existência de formas distintas e determinista, ou seja: Homem é tudo assim...mulher é tudo assado, desconsiderando a subjetividade individual de cada ser.

Entendendo a arte como expressão genuinamente cultural e dotada de poder transformador da realidade vigente a Impávida Troupe de Teatro Popular em parceria com a ONG Católicas pelo Direito de Decidir desenvolveu o espetáculo:  Rosas Violentadas - abalando as estruturas que parte do projeto Arte e Cultura pelo fim da violência contra a mulher. O roteiro e a direção artística é de Alessandra Cavagna e conta com a participação na elaboração do roteiro de Carlos Zatizabal, diretor e dramaturgo do Grupo Rapsoda de Bogotá (Colômbia)e a coreografia de Sergio Luis.

O espetáculo apropria-se de técnicas de teatro-físico, dança, música e arte circense para transpor ao palco não somente a realidade, mas principalmente o questionamento e a transcendência da situação.

Uma passarela de moda onde mulheres de todas as idades, etnias, profissões, gêneros e classes sociais desfilam suas cicatrizes e esfoliações. Uma noiva, uma dona de casa, duas prostitutas...e assim a violência vai se fazendo manifesta por algozes gigantes em pernas de pau, com seus chicotes. Mas tudo se transforma, por que o ser humano é um ser a devir e fadado à liberdade. Liberdade que deve ser diariamente praticada para possibilitar a autonomia e a emancipação da indivíduo, que a partir do momento em que se entende como humano, deve ter garantido o seu direito de decidir: Manter-se em situação de opressão ou transcender? Eis a questão!

Ficha Técnica: 

Roteiro: Alessandra Cavagna, Valéria Melki, Elisa Gargilio

Direção Geral: Alessandra Cavagna

Produção Executiva: Raquel de Araújo 

Produção Artística: Marcio Biancardi

Fotografias: Eliel Filinto 

Figurinos: Alessandra Cavagna e Marcio Biancardi

Coreografia: Sérgio Luiz

Maquilagem: Dark 

Músicas: Monahyr Campos

Elenco:

(Dança-Teatro) 

Cibele Rocha

Fernanda Felinto 

Marilene de Almeida

 

(Circo) 

Alessandra Cavagna

Nerryssa Sayuri 

Thunder Novaes

Gabriela Moreno

Rogério Munhoz

Paulo Caverna

abalando as estruturas

bottom of page