

QUEM SOMOS?
Histórico
O nome do grupo Bando de Teatro dos Comuns, passou por uma mudança assim como a organização do grupo em si, substituindo o nome anterior Impávida Troupe de (Teatro Popular). Fundado em 2002 com a montagem da peça “Olga”, a partir daí começou o interesse do grupo por um teatro voltado para o povo, para as questões e demandas sociais. Em 2010 o grupo foi contemplado pelo PROAC nº1 o que possibilitou a montagem e circulação do Espetáculo “O Poeta e a Barca ou as peripécias de Mestre Gil dentre os mares do inferno e da Glória”. Foi quando a atenção do grupo de voltou às raízes cômicas medievais. Desde o início, foram presentes na pesquisa o treinamento de circo e o interesse pelo teatro de animação como elementos que trazem o simbólico e o lúdico e que agregam na construção de um teatro feito pelo povo e para o povo, quebrando os vínculos com o teatro aristotélico, rompendo com a quarta parede e tornando o público participe da ação.
O grupo se manteve na estrada produzindo agits props e espetáculos em parceria com a ONG Católicas Pelo Direito de Decidir sobre direitos reprodutivos e no combate à violência contra a mulher. Em 2016, participou do projeto “O Trabalho do Ator Criador” junto com o Grupo Algazarra, contemplado com o Proac de Aperfeiçoamento Técnico. Em junho de 2017, após dois anos de intensa pesquisa sobre teatro físico e teatro dialético, o grupo estreou a peça “Somos Todos Olga” no teatro Arena Eugênio Kusnet, peça com a qual mantém em circulação pelas periferias, interior e outros estados. Em 2016, o grupo desenvolve a Vivência de Palhaço: “Olha o Palhaço no Meio da Rua” orientado por Alessandra Cavagna e Isaur Marcos Bah, na Praça Rotary, no bairro da Vila Buarque que culminou na apresentação: “Olha o Palhaço no Meio da Rua” na Praça da Republica em São Paulo; Ainda em 2017, o grupo coordena a Oficina de Teatro do Oprimido com mediação de Alessandra Cavagna que aconteceu de agosto a dezembro na sede do PCB. Esta oficina se estendeu durante 2018 e continua acontecendo na Praça Rotary no bairro da Vila Buarque todas as sextas-feiras das 19h às 21h com 12 alunos inscritos; O grupo já tem agendado mais uma Oficina de Teatro do Oprimido com previsão de início em maio/2018 no Teatro Arena Eugênio Kusnet e término no final de junho/2018 com mediação de Alessandra Cavagna, Cristiano Ramalho e Kelly Maciel.
Repertório
O poeta e a barca
Contemplado pelo PROAC/2010 - Montagem
Rosas Violentadas
No combate à Violencia contra a Mulher (2010)
O Julgamento
em co-produção com a ong. Católicas pelo Direito de Decidir
Somos Todos Olga
Espetáculo solo com Alessandra Cavagna sobre Olga Benario Prestes
Palhaçaria e Circo
Intervenções artísticas e circenses em feiras, festas e eventos.
Integrantes
Fundador da Impávida Troupe de teatro popular em 2002 junto com Alessandra Cavagna. Participou como produtor e técnico da montagem do "Olga". Iniciou o grupo na pesquisa sobre o Palhaço de Circo, através das reprises tradicionais de circo. Faleceu em 2009, mas se manterá sempre presente na história e essência do grupo.
Atriz, Dramaturga, Diretora e Produtora Teatral
Bacharel em Psicologia pelo Mackenzie. atriz, diretora teatral, dramaturga, arte-educadora e produtora. Fundadora da Impávida Troupe de teatro popular em 2002, diretora artística e de formação do Bando de Teatro dos Comuns.
Ator, Produtor, Diretor de palco, Assistente de Som e Iluminação
Historiador, ator, produtor, técnico de som e integrante do Bando de Teatro dos Comuns.

Carlos Marinho do Brasil
Ator, cantor e músico
Ator, cantor, compositor, músico e integrante do Bando de Teatro dos Comuns

Felipe Gomes
ator, palhaço, produtor e iluminador
Ator, palhaço, músico, produtor e iluminador, integrante do Bando de Teatro dos Comuns

Jhonata Farias
ator e produtor
Ator e produtor do Bando de Teatro dos Comuns